O que é nanotecnologia e porque ela deve mudar o futuro

Nanotecnologia é um termo empregado para referir-se ao estudo de manipulação da material numa graduação atômica molecular, quer dizer, é a ciência técnica que foca nas propriedades singulares dos materiais de tamanho nanométrico. O principal objetivo é produzir novos materiais, novos produtos processos a começar da capacidade moderna de ver manipular átomos moléculas.

O que é perceptibilidade sintético? Veja no que corporações têm aplicado

O nome foi citado pela primeira vez por Richard Feynman em Dezembro de 1959 definido pela Universidade Científica de Tóquio, no ano de 1974. Porém foi simplesmente o começo do ano de 2000 que a nanotecnologia começou a ser desenvolvida asneira em laboratórios.

A sustentação do uso da nanotecnologia é o nanômetro, uma unidade de medida da mesma maneira que o quilômetro, o metro o centímetro. Este equivale a um bilionésimo de metro, o que abre espaço para varias posses, porém também traz grandes desafios para conseguir trabalhar em uma graduação tão minúscula. A maior prova dessa complexidade, está o fato de que somente laboratórios indústrias que têm equipamentos de subida exatitude conseguem manusear com esse conhecimento.

Onde Aplicar?

Com a nanotecnologia será provável, por ex, melhorar os efeitos de remédios levando-os de forma direta para onde são necessários no corpo, o que diminuiria a toxidade das drogas, os efeitos colaterais as dosagens. Também será provável fazer alguma coisa imitante em tratamentos como o do câncer, atacando unicamente as células defeituosas.

Embora varias das posses a nanotecnologia ainda estejam no cosmos da ficção científica, devido das dificuldades em tornar acessível um pequeno número de procedimentos, a qualquer dia brotam novas pesquisas à roda da matéria, o que certamente tornará provável varias coisas em um começo próximo.

A realidade

Voltando algo para a verdade, já existem número  de produtos que são resultado do uso da nanotecnologia. No meio de esses, merece proeminência os microprocessadores. Toda vez que os processadores evoluem é necessário utilizar um novo processo de produção com uma graduação menor, para conseguir fabricar as partes internas dele (que presentemente são já fabricados em 45 nanômetros) desta forma diminuir seu tamanho o consumo de eletricidade. É graças as pesquisas ao desenvolvimento da nanotecnologia que atualmente é provável ter equipamentos cada vez menores, com melhe computacional.

Além dos microprocessadores, a nanotecnologia já está presente em um pequeno número de tecidos com peculiaridades singulares, equipamentos médicos como cateteres, válvulas cardíacas, marca-passo, implantes ortopédicos, protetores solar, produtos para mundificar materiais tóxicos, sistemas de filtração do espaço da agua, vidro autolimpante, coberturas resistente a arranhões, curativos antimicrobiano, limpadores de piscinas, desinfetantes varias outras soluções. Na prática, a nanotecnologia atualmente abrange vária áreas com suas várias aplicações.

A nanotecnologia ainda está em temporada inicial no Brasil, porém já apresenta resultados essenciais. Um bom disso é a “língua eletrônica”, um dispositivo que combina sensores químicos de espessura nanométrica, com um sofisticado programa de computador para detectar sabores. O dispositivo foi desenvolvido por um conjunto de estudiosos da Embrapa, liderados pelo Dr. L. H. Mattoso.

Aliás, no oitavo mês de 2013, foi inaugurado no país a Disposição Brasileira de Nanotecnologia (IBN), que consiste em diversar ações que, juntas, buscam gerar, integrar fortalecer atividades ligadas ao tema promover o desenvolvimento científico tecnológico do domínio.

O impacto da ciência

Além das dificuldades técnicas, o desenvolvimento da nanotecnologia esbarra em aspectos sociais ambientais que levantam varias discussões e questionamentos. Existe bastante discussão nas implicações futuras da nanotecnologia, porque os desafios são parecidos aos de desenvolvimentos de novas tecnologias. No meio das discussões estão as questões sobre a toxicidade o impacto ambiental gerado pelo uso das nanomateriais os potenciais efeitos disso na economia global.

Todas essas questões levantam a urgência de uma regulação sobre nanotecnologia outras burocracias. Devido disso, o desenvolvimento dessa extensão deve demorar. Porém independente dessas dificuldades, a nanotecnologia é incessantemente impulsionada por seus defensores por novas necessidades que vão surgindo aumentando a relevância dessa extensão.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.